Criar um Site Grátis Fantástico
História Rússa
História Rússa

A Rússia começou com os Eslavos do Leste entre o séc. III e VIII, foi fundada por uma classe nobre os vikings e pelos seus descendentes, o primeiro estado do Leste foi o Principado de Kiev, surgiu no séc. IX que adoptou o cristianismo ortodoxo dando início a síntese das culturas Bizantina e Eslava que definiram a cultura da Rússia.

Império russo

Por volta do séc. XVIII a Rússia teve uma grande expansão através da conquista, colonização e exploração de territórios e tornou-se o Império Russo que foi um dos maiores impérios do mundo, estendia-se da Polónia na Europa até ao Alasca, na América do Norte.

 

União Soviética

Em 1917 veio a União Soviética que pela primeira vez foi introduzido o Comunismo, durante mais de 80 anos.

Vladimir Ilitch Lenin torna-se o primeiro líder comunista da URSS (união soviética). Introduziu regra contra a sua filosofia incentivando o privado para reconstruir o Pais após as revoluções.

Comunismo

O comunismo é uma estrutura socioeconómica e uma ideologia política, que pretende promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária e sem classes sociais baseada na propriedade pública e no controle dos meios de produção e da propriedade em geral.

Karl Marx postulou que o comunismo seria a fase final na sociedade humana, o que seria alcançado através de uma revolução proletária. O "comunismo puro", no sentido marxista refere-se a uma sociedade sem classes, sem Estado e livre de opressão, onde as decisões sobre o que produzir e quais as políticas devem prosseguir são tomadas democraticamente, permitindo que cada membro da sociedade possa participar do processo decisório, tanto na esfera política e económica da vida.

                        Karl Marx

Segunda Guerra Mundial

Na Segunda Guerra Mundial, Stalin vence as tropas alemãs com terríveis baixas: pelo menos nove milhões de soldados perderam a vida. Daí a Segunda Guerra Mundial ser conhecida em russo também como A Grande Guerra Patriótica. No total, a URSS perdeu cerca entre 25 e 27 milhões de pessoas, sendo aproximadamente 10 milhões de soldados e o restante civis, a maior parte mortos durante a invasão e ocupação alemã.

Algumas das maiores batalhas terrestres da II Guerra Mundial foram travadas dentro do território soviético, contra os exércitos nazistas, destacando-se o simbolismo adquirido pela cidade de Estalingrado reconhecida pelo heroísmo da luta contra as tropas invasoras, no que ficou conhecido como a grande "Batalha de Stalingrado". Grande parte do prestígio adquirido por Stálin (enquanto ainda vivo) deveu-se à guerra contra a Alemanha nazista na II Guerra Mundial.

Guerra Fria

Guerra Fria é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indirectos entre os Estados Unidos e a União Soviética, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991). Em resumo, foi um conflito de ordem política, militar, tecnológica, económica, social e ideológica entre as duas nações e suas zonas de influência.

Rússia no Espaço

Nikita Sergueivich Khrushchev lança a URSS na aventura espacial. Yuri Gagárin foi a personagem principal do programa espacial soviético criado por Khrushchev ao ser o primeiro ser humano lançado para o espaço e por realizar uma órbita completa à volta da Terra em 1961.

             Yuri Gagárin

Federação Russa

A morte de Konstantin Chernenko representa o início dos suspiros finais da União Soviética, Mikhail Sergueievitch Gorbatchev começa a abertura da Rússia para o mundo através de dois programas: glasnost ("abertura") e perestroika ("reestruturação"), de modo a modernizar a economia russa com a abertura das fronteiras para os investidores estrangeiros. A glasnost tinha o significado de liberdade de expressão, que fora ignorada durante todo o império soviético; já a perestroika consisitia na reestruturação económica da URSS pois esta gastava muito dinheiro em armamento e defesa, que é a Rússia que conhecemos hoje em dia.