Criar um Site Grátis Fantástico
Gastronomia
Gastronomia

A Rússia é um país enorme, que possui uma gastronomia muito variada que mistura o melhor da cozinha oriental e ocidental.

No norte da Rússia apreciam-se as diversas variedades de shi, no sul as variedades de borsh na Sibéria e nos Urales não há festa sem os shanegui.

O centeio, o trigo, a cevada, a aveia e o milho são cultivados há muito tempo na Rússia. São igualmente típicos na Rússia os pratos à base de cereais e legumes secos, que são designados por krupa.

As couves salgadas são importantes nas entradas assim como para acompanhar as batatas cozidas e outros pratos.

Durante o Inverno rigoroso o organismo precisa de mais calorias do que o normal, por isso nesta época é sempre indicado ingerir salame russo, mortadela com açúcar e uvas passas, pão preto, biscoitos torrados com uvas passas e iogurte natural russo.

A Rússia é famosa pelas suas entradas, como o caviar e os blimis, tortas de milho com arenques num molho de nata azeda. Isto poderia servir como um prato principal para um europeu mas para os Russos é apenas um aperitivo. Depois servem-se as sopas de beterraba (borsh) ou de legumes. Em seguida os pratos principais: na carne pode-se comer bovino, suíno… estas carnes vêm acompanhadas com molhos maravilhosos. No que diz respeito aos peixes, o salmão e o esturião são os mais conhecidos, mas também se encontram variedades de peixes de água doce com um sabor maravilhoso. Como pratos típicos de peixe destacam se o relheno, o papilloteou em gelatina…

Como sobremesa pode se comer queijos, como o tvorog, ou o zelenyisyr, iogurtes cremosos, tortas, mousses geladas …

Para acompanhar esta comida costuma se beber vodka muito fria, kvas. Também se pode beber cerveja local, nos licores destacam se o conhaque arménio, a nevoduja, aguardente velha com álcool e vodkas de ervas. O café russo é de boa qualidade e pode se  beber com um pouco de vodka. O chá é feito com uma colher de geleia de framboesa que lhe dá um sabor muito especial.