Estátua de Alexandre I, em Taganrog O monumento de Alexandre I da Rússia foi construído por iniciativa do povo de Taganrog em memória da estadia e morte do imperador na cidade. O local para definir o monumento foi escolhido pela mulher de Alexandre I, Elisabete Alexeievna. A maior parte do dinheiro para subsidiar a construção do monumento foi doado pelos membros da Casa Imperial de Romanov, o resto da quantia foi doada pelo povo de Taganrog. A estátua foi esculpida pelo escultor eminente, reitor da Academia de Artes Ivan Martos. A parte arquitectónica do monumento foi projectado pelo famoso arquitecto Melnikov. A figura de bronze do imperador foi coberta com um vestido simples e um uniforme de general era visível abaixo dela. Alexandre I segurou o punho da espada com a mão esquerda, e carregava um pergaminho que era o código de leis. Um pé de Alexandre I pisava uma cobra enrolada, que simbolizava a vitória sobre Napoleão. O rosto da escultura era uma cópia do retrato do imperador, e os anjos com asas a seus pés apontavam o seu carácter divino. O monumento inteiro pesava cerca de 1600 kg. Em 1837, ferro fundido caroços com pesadas correntes foram adicionados à paliçada do monumento. Em 1888 foi plantada uma praça ao redor e cercada com grades de ferro forjado. Em 1920, o monumento foi destruído (em 1932 a estátua foi restaurada). Em 1998, nas comemorações do tricentenário de Taganrog, o monumento foi reconstruído segundo os planos originais no mesmo local. A reconstrução foi suportada pelo Banco Kredit Rossiyskiy .
Monumento Tchekhov em Taganrog O Monumento de Anton Tchekhov, projectado pelo GA Zakharov, esculpido por Julian Rukavishnikov. Localizado na Praça Tchekhov em Taganrog. Foi divulgado no dia 29 de Janeiro de 1960, para coincidir com o aniversário do escritor. A ideia de erguer um monumento a Tchekhov veio pela autoridades em 1910. Em 1944, o Conselho dos Comissários do Povo resolveu construir um monumento a Tchekhov, para comemorar o 40 º aniversário da morte do escritor. O monumento é composto por uma base de granito e uma estátua de bronze mostrando Tchekhov sentado na pedra, a olhar para o horizonte e a segurar um livro na mão direita com o dedo indicador entre as páginas. A altura do monumento é de 3 m. A Praça Tchekhov foi criada na Praça Vermelha (Taganrog) em 1934 para marcar o aniversário de 76 escritores.
O Monumento de Faina Ranevskaya, projectado e esculpido por David Begalov está localizado em Taganrog. Faina Ranevskaya é conhecida como uma das maiores actrizes cómicas do século 20. Ela nasceu em 27 de Agosto de 1896 na cidade de Taganrog. O governo local de Taganrog está a planear abrir um museu dedicado à Ranevskaya no futuro. Um monumento à Faina Ranevskaya foi inaugurada em 16 de Maio de 2008 em frente da sua casa, no âmbito do Primeiro Festival de Teatro Internacional "A Província Grande" .